Casamentos prematuros
“O casamento prematuro é um triste cenário em que milhares de moças são forçadas a casar precocemente, o que compromete toda a vida e o desenvolvimento físico, mental e emocional desses menores”, disse Graça Machel para quem esses casamentos comprometem as moças ao ponto de nunca mais terem a oportunidade para uma educação formal, capaz de torná-las cidadãs livres que possam contribuir para a sociedade.
Além de acesso a educação, as moças que se casam prematuramente têm problema de saúde, uma vez que biologicamente o seu organismo não está preparado para ser mãe, o que tem influência na mortalidade materna e infantil.” O casamento prematuro violada vários direitos da moça, uma vez que não tem oportunidades de fazer opções sobre a sua própria vida, o que leva ao seu isolamento na sociedade”.
A Presidente de FDC sublinhou que as estatísticas no País sobre o casamento prematuro ou infantil “são alarmantes”, numa altura em que dados recentes apontam que 16% das moças entre 20 a 24 anos casaram-se antes de completarem 15 anos, e 52% antes dos 18 anos. “As meninas nas zonas rurais são mais propensas a casarem-se antes dos 15 anos em relação as zonas urbanas”, frisou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário