CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS QUE A SEPARAÇÃO PODE GERAR NOS FILHOS

Os pais não deverão economizar esforços para que as crianças entendam sua decisão e lhes façam ver que é algo necessário. Quanto menor a criança, mais dificuldade terá para entender o que está acontecendo em casa. Diante da situação da separação dos seus pais, muitos filhos tornam-se rebeldes, malcriados ou deprimidos, e esta situação logo se refletirá de uma maneira negativa no seu desenvolvimento na escola, no seu contato com a família, e em sua convivência social, o que fará com que passem a buscar outras saídas não adequadas e benéficas para seus conflitos. Em outros casos, as consequências são vistas depois do divórcio, e a concorrência entre quem é melhor, se o pai ou a mãe, de acordo como são tratados.
VEJA ALGUMAS CONSEQUÊMCIAS DURANTE AS IDADES
Se a separação ocorre durante a gravidez ou durante os primeiros meses de vida, é provável que a criança se veja afetada pelo estado de ânimo da mãe, e portanto possa nascer com pouco peso ou com atraso no desenvolvimento cognitivo e emotivo.

Na época da separação, é provável, que a criança torne-se muito tímida, comporte-se como uma criança menor que sua idade afetiva, requeira muito mais atenção e tenha pesadelos noturnos.
DIVÓRCIO NA GRAVIDEZ

DIVÓRCIO COM FILHOS ENTRE UM TRÊS ANOS

Na época da separação, é provável, que a criança torne-se muito tímida, comporte-se como uma criança menor que sua idade afetiva, requeira muito mais atenção e tenha pesadelos noturnos.
DIVÓRCIO COM FILHOS ENTRE 2 E 6 ANOS

DIVÓRCIO COM FILHOS ENTRE 6 E 9 ANOS

DIVÓRCIO COM FILHOS ENTRE 9 E 12 ANOS
Os filhos podem manifestar sentimentos de vergonha pelo comportamento dos seus pais, as tentativas de reconciliar aos seus pais, o descontrole dos hábitos adquirie cólera ou raiva pelo que tomou a decisão de se separar. Além disso aparecem dos e problemas somáticos (dores de cabeça, estômago, etc.).
DIVÓRCIO COM FILHOS ADOLESCENTES

• Amadurecimento acelerado, ou seja, o adolescente adota o pai progenitor ausente, aceitando suas responsabilidades.
• Por outro lado poderá adotar uma conduta antisocial: não acata nem aceita normas, desobediência, condutas de roubo, consumo de álcool, drogas, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário